“Ramo da Química que estuda os compostos inorgânicos, os quais não apresentam na sua constituição obrigatoriamente os elementos químicos carbono (formando encadeamentos) e hidrogênio.”
Os compostos inorgânicos apresentam, em sua maioria, algumas importantes características, como o fato de serem iônicos (com exceção dos ácidos inorgânicos que são covalentes), sólidos em temperatura ambiente (com exceção dos ácidos inorgânicos que são líquidos e de alguns óxidos que são gasosos) e apresentarem metais em sua composição (com exceção da maioria dos ácidos inorgânicos).
As características dos compostos inorgânicos estão relacionadas com a classe funcional à qual eles pertencem. Já a obtenção deles está associada às reações químicas necessárias para a sua formação. Por isso, o estudo da Química Inorgânica é subdivido em diversas partes:
- Ácidos: substâncias inorgânicas que se ionizam em água e formam o cátion hidrônio;
O ácido presente no limão é um exemplo de substância estudada pela Química Inorgânica - Sais: substâncias inorgânicas que se dissociam em água e liberam um cátion diferente do hidrônio e um ânion diferente da hidroxila;
- Óxidos: compostos binários que apresentam o elemento oxigênio como o mais eletronegativo;
Interessante!
ResponderExcluir